Dicas preciosas na hora de comprar seu imóvel

Dicas do Idec para antes, na hora da compra

METRAGEM: O tamanho do imóvel pode ser menor que o previsto em contrato. Portanto, meça os cômodos. Até porque, nos países em que o que vale é o valor do metro quadrado, a Justiça pode determinar devolução de parte do que foi pago.

ESCOLHA DO IMÓVEL: Pesquise a história da construtora. Visite imóveis construídos por ela e pergunte se os prazos foram cumpridos.

LOCALIZAÇÃO: Observe a posição do imóvel no edifício, assim como a incidência de luz.

DOCUMENTAÇÃO: Verifique no RGI se o empreendimento está registrado. Na prefeitura, pesquise se a empresa obteve as autorizações necessárias à construção. Vale se informar sobre ações contra a empresa.

IMÓVEL DECORADO: Nele, um cômodo pode parecer maior do que realmente é.

CONDOMÍNIO: Pesquise o preço do condomínio na região e fique atento ao número de áreas comuns do empreendimento, porque elas podem encarecê-lo ainda mais.

ACABAMENTOS: A empresa deve fornecer um memorial descritivo, onde precisam constar os tipos de materiais que serão usados nos acabamentos. Exija as notas fiscais e garantias de tudo o que for instalado.

CONTRATO: Deve estabelecer o valor das parcelas, o valor total do imóvel, período e percentual de reajustes, índice utilizado para os reajustes, prazo de entrega do imóvel e as regras no caso de rescisão de contrato.

EXTRAS: Antes da entrega das chaves, o comprador tem de pagar ITBI à prefeitura e taxas de registro ao cartório. Juntas, elas equivalem a uns 3% do valor do imóvel.

MATERIAL PUBLICITÁRIO: Guarde tudo. Promessas que não fazem parte do contrato também devem ser cumpridas.

Fonte: O Globo - Morar Bem
Leia a matéria na íntegra: Reclamações sobre compra de imóvel na planta cresce 35%, revela órgão de defesa do consumidor - O Globo