Crie um jardim dentro do seu apartamento



Morar em apartamento tem suas vantagens e desvantagens. Não há a liberdade de uma casa, com jardim, espaço para ter uma relação maior com a natureza, por conta de suas limitações. Porém, basta criatividade para trazer um pouco de verde para seu ambiente, escolhendo as flores ou plantas ornamentais certas que se adaptam ao seu estilo de vida urbano.

Dicas para você criar uma decoração natural no seu cantinho:

1) Luminosidade
Você deve ter um local no seu apartamento que tenha boa luminosidade, em algum período do dia - manhã ou tarde. Claridade é importante, mesmo que a luz seja indireta. A luz pode ser difusa, entre 04 e 06 horas por dia, dependendo do tipo da planta.

2) Boa Ventilação
Uma boa ventilação é essencial, se você quiser que seu jardim se desenvolva, pois faz com que o substrato seque rápido, diminuindo o tempo entre uma rega e outra. Além disso, locais quentes e úmidos são ambientes propícios para instalação de pragas e fungos, que podem acabar com seu jardim.

3) Plantas que se adaptam a ambientes internos
Existem plantas de pleno sol (buxinho, azaleia, onze-horas, gerânio), meia-sombra (violeta-africana, lírio-da-paz, begônia) e sombra-luz-difusa (jibóia, maranta, singônio, café-de-salão). Escolha a que melhor combine com a decoração de sua casa.

4) Cuidados especiais
Você deve regar frequentemente (nunca em excesso), fazer adubação de 6 em 6 meses, com adubos de liberação lenta e limpar a poeira que acumula nas plantas com um pano úmido.

Um espaço verde e natural traz energia para seu lar, por isso, cultive, quando puder, um canto no seu para torná-lo relaxante e aconchegante.